culviro.net
ArtigosMétodos de trabalho

O que levamos para a mesa na consulta inicial: papéis, medidas e perguntas

Helena Marques

5 min de leitura

Uma conversa de uma hora vive da preparação. Explico os instrumentos que usamos na consulta inicial, do guião de perguntas aos documentos do imóvel, e porque servem o proprietário.

O que levamos para a mesa na consulta inicial: papéis, medidas e perguntas

Um guião curto, mas nunca rígido

A consulta inicial dura cerca de uma hora e começa sempre por um guião de perguntas que construímos ao longo dos anos. Não é um formulário para preencher à pressa: é uma lista de temas que nos ajuda a não esquecer nada importante e a deixar o proprietário falar à vontade. Falamos do imóvel, de quem o utilizou, do que mudou na família e do que se pretende daqui para a frente.

O guião serve de mapa, não de caminho obrigatório. Se o proprietário quiser começar pela casa herdada dos pais e só depois falar de custos, seguimos essa ordem. Cada conversa é diferente, e o guião só cumpre a sua função quando se adapta a quem está sentado à nossa frente, com calma e sem pressão de tempo.

  • Perguntas abertas sobre o passado do imóvel
  • Temas de custos e encargos habituais
  • Objetivos do proprietário, por ordem de importância

Documentos que pedimos antes de nos encontrarmos

Quando marcamos a consulta, a Teresa Lopes envia uma lista simples de documentos úteis. Não exigimos tudo logo: a caderneta predial, a certidão do registo, a licença de utilização e as últimas faturas de condomínio ou de impostos ajudam a perceber a situação real do imóvel. Se algum papel estiver em falta, a conversa faz-se na mesma e anotamos o que ficou por reunir.

Ter estes documentos à mão evita que a consulta se perca em dúvidas que um papel resolve em segundos. Também nos permite sinalizar, logo no início, aspetos que merecem atenção, como uma licença desatualizada ou uma divisão de herança por concluir. Não damos aconselhamento jurídico sobre isso, mas indicamos que o assunto deve ser visto com o profissional adequado.

  • Caderneta predial e certidão do registo
  • Licença de utilização, se existir
  • Faturas recentes de condomínio e impostos

Medidas, fotografias e um caderno de notas

Mesmo sem visitar o imóvel nesta fase, trabalhamos com plantas, fotografias e medidas que o proprietário nos traz ou envia. Pedimos fotografias de cada divisão, da fachada e do acesso, tiradas com luz natural. Servem para percebermos a dimensão, o estado geral e a organização dos espaços, e para comentarmos em conjunto o que parece mais fácil ou mais difícil de aproveitar.

Tomamos notas à mão, num caderno que fica no processo de cada cliente. Preferimos o papel porque permite desenhar esquemas e riscar ideias sem parecer que estamos a preencher um sistema. No fim da hora, lemos em voz alta o que ficou registado, para o proprietário corrigir qualquer ponto que tenhamos entendido de outra maneira.

O quadro de objetivos e de limites

Um dos instrumentos de que mais dependemos é um quadro simples, desenhado na própria consulta, com duas colunas: o que o proprietário quer e o que não aceita. Há quem queira um rendimento complementar mas não queira estranhos em casa; quem pretenda manter o imóvel para os netos; quem precise de reduzir encargos sem se desfazer de nada. Escrever isto lado a lado torna as prioridades visíveis.

Este quadro orienta tudo o que vem depois. Quando, mais tarde, analisamos o imóvel ou comparamos alternativas, voltamos a ele para confirmar que as hipóteses respeitam os limites definidos. Evita propostas que, no papel, parecem boas, mas que o proprietário nunca iria aceitar, e poupa tempo e desgaste a ambas as partes.

  • Coluna do que se deseja alcançar
  • Coluna do que não se aceita
  • Revisão do quadro ao longo do processo

O que a consulta não pretende fazer

É importante ser claro sobre o alcance desta conversa. A consulta inicial não calcula rendimentos garantidos nem decide por si qual a melhor opção. Serve para compreender a situação, organizar a informação e identificar caminhos que valha a pena estudar. Não substitui a análise do imóvel nem a comparação de alternativas, que são serviços próprios e se fazem em fases seguintes, se o proprietário assim o entender.

Também não prestamos serviços regulamentados, como advocacia ou avaliação oficial. Quando surge uma questão desse tipo, dizemos com franqueza que deve ser tratada por quem tem competência e autorização para isso. Preferimos admitir um limite a dar uma resposta incerta, porque a confiança de quem nos procura vale mais do que parecer saber tudo.

O que fica nas mãos do proprietário no fim

Terminada a hora, o proprietário sai com um pequeno resumo escrito das conclusões: o que foi dito sobre o imóvel, os objetivos principais, os pontos por esclarecer e os passos que podem seguir-se, sem qualquer obrigação de avançar. Este resumo é o único documento produzido nesta fase e pertence-lhe por inteiro, para guardar, mostrar à família ou levar a outro profissional.

Muitas pessoas dizem que o maior ganho foi simplesmente ver a situação organizada no papel, depois de meses ou anos a pensar no assunto sem sair do mesmo sítio. Se, passado algum tempo, quiser retomar o tema, o resumo serve de ponto de partida e evita repetir tudo desde o início.

  • Resumo escrito das conclusões
  • Lista de pontos ainda por esclarecer
  • Possíveis passos seguintes, sem compromisso

Os instrumentos da consulta inicial são modestos: um guião flexível, alguns documentos, fotografias, um caderno e um quadro de objetivos. É nessa simplicidade que assenta o método, porque o essencial é ouvir bem e registar com rigor. Nestas semanas de outono, em que muitos proprietários aproveitam para pôr assuntos em dia, a consulta é um bom primeiro passo, sem pressa e sem compromisso.

Peça um orçamento